Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

CONEXÃO COMIX | September 2, 2014

Voltar para o topo

Topo

2 Comentários

Impulso HQ! Avenida Paulista – Quadrinhos na Cia.

Impulso HQ! Avenida Paulista – Quadrinhos na Cia.

Um clássico é um clássico! Apesar de ser uma definição subjetiva e muito usada para carros, não há melhor forma de definir o álbum Avenida Paulista, de Luiz Gê, recentemente publicado em uma nova versão pelo selo Quadrinhos na Cia.

Tido como artigo de colecionador, rara de se achar e custosa para se ter, a primeira edição da história foi publicada em 1991 encomendada pela empresa Goodyear e distribuída para a sua lista de clientes, por isso a dificuldade do público em geral conseguir um exemplar.

Quando muitos achavam que essa seria mais uma história de um grande mestre do quadrinho nacional que poucos iriam conhecer, o anúncio de seu relançamento, e por uma grande editora, gerou toda uma expectativa, e por fim, depois de ler, dá para dizer que estas foram alcançadas e superadas!

Começando pelo projeto gráfico: uma capa extremamente funcional e atrativa. Curioso como a dinâmica das linhas fez ressaltar o projeto em si que é composto por várias imagens que estão dentro da publicação, e destacá-lo nas prateleiras das livrarias. É a Avenida Paulista se sobressaindo das outras vias.

O texto introdutório de Luiz Gê é essencial, tem que ser lido para você leitor entrar no clima da história. Além de detalhes sobre a produção da primeira edição e algumas imagens de estudos de quadro e páginas, o autor ainda revela a sua paixão pela avenida e as suas “visões” e desejos referentes a essa principal via da cidade de São Paulo.

Muitos aspectos dessa publicação impressionam, desde a pesquisa iconográfica que engloba os vários elementos presentes na cidade, como os postes e carros de época, a arquitetura, os símbolos mais subjetivos como o quadro os Retirantes de Candido Portinari, que está no Museu de Arte de São Paulo (MASP), até a pesquisa histórica com os registros de datas e nomes de personagens que fizeram a história da avenida título da HQ. Em resumo, nunca aprendi tanto sobre a Avenida Paulista.

Fora tudo isso, a publicação ainda tem uma qualidade de passar o significado do espírito da Avenida Paulista, que reflete a personalidade de São Paulo. Tudo é crescente, megalomaníaco e desenfreado. Luiz Gê nos mostra que o progresso é tamanho e tem como equivalência a sua frieza. Sim, a Avenida Paulista avança e passa por cima de conceitos que para ela são subjetivos como história e tradição.

A arte de Luiz Gê não nos deixa dúvida porque ele é considerado um dos grandes mestres do quadrinho brasileiro, e o seu traço transforma no que poderia ser mais uma história sobre uma megalópole em uma narrativa fantástica, recheada de imagens que nos levam a refletir sobre quem são realmente os personagens que constroem uma grande cidade.

O álbum foi lançado como fora concebida a ideia do projeto original, ou seja, algumas páginas apresentam textos com referências históricas que situam melhor o leitor para a compreensão do contexto. O recurso funciona como mais um atrativo para o leitor que deseja saber mais sobre a Avenida Paulista, mas acaba prejudicando um pouco o ritmo e a fluidez da leitura da HQ no geral.

Existem inúmeros motivos para se ler Avenida Paulista: é um álbum histórico, se você não conhece a arte de Luiz Gê, essa é uma boa oportunidade para descobrir porque ele foi copiado até por outros nomes do quadrinho nacional, e é claro, acima de tudo, é uma excelente HQ.

Avenida Paulista
Quadrinhos na Cia.
Luiz Gê
21 x 27 cm
88 páginas
R$ 39,00

Compre o seu exemplar clicando AQUI!

  • http://Website ta_lentus

    Rodrigo, o título do post está certo? “Avenida BRASIL”?
    Não seria avenida PAULISTA?
    Se for de propósito, use nas tags também, pra aproveitar o hype da novela…
    abs,

    • http://www.comix.com.br Rodrigo Schreiner

      Vish, olha o que dá assistir novela, haha,obrigado.